<![CDATA[Notícias]]> https://sindicatoprofessores.pt Sat, 20 Sep 2025 19:23:00 +0100 Sat, 20 Sep 2025 19:23:00 +0100 (informacoes@spzn.pt) informacoes@spzn.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Encontro Pedagógico 2025]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4433 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4433 O Centro de Formação Profissional do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promove mais um encontro, desta vez sob o tema: O futuro da Educação e o papel das emoções.

O Encontro Pedagógico terá lugar no próximo dia 4 de outubro de 2025, no Auditório do SPZN na cidade do Porto e terá início pelas 9h30, de acordo com o seguinte Programa (ver aqui).

Pretendemos procurar perceber como preparar os professores para os desafios da próxima década e qual o contributo da psicologia para uma escola mais humana.

O evento contará com a participação de João Carlos Major - Psicólogo Clínico e diretor da International Academy of Analytical Psychology, que apresentará o tema “O bem-estar docente como condição para o sucesso educativo", e de João Ereiras Vedor - Psicólogo clínico e professor associado na International Academy of Analytical Psychology que abordará o tema “A promoção do bem-estar na escola".

O encerramento do encontro será realizado por Pedro Barreiros, Secretário-Geral da Federação Nacional da Educação (FNE) e Presidente do SPZN.


INSCREVE-TE JÁ
A entrada é livre mas requer inscrição que deve ser feita aqui:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


Esperamos por ti!
A tua participação é essencial para fortalecer este momento de encontro, partilha e valorização da profissão docente.

PROGRAMA 

CARTAZ



Certificação e Relevância Profissional
- Certificado como Ação de Curta Duração (4 horas) pelo Centro de Formação Profissional do SPZN.
- Releva para efeitos da Carreira Docente (Despacho n.º 5741/2015, Art.º 3.º).






]]>
Sat, 20 Sep 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Reserva de Recrutamento 04 2025/2026]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4426 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4426 Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de quinta-feira, dia 18 de setembro, até às 23:59 horas de sexta-feira, dia 19 de setembro de 2025 (hora de Portugal continental).

SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato

DGAE - Listas - Reserva de recrutamento 2025/2026 n.º 04]]>
Thu, 18 Sep 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Ação de limpeza costeira nos Açores]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4429 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4429 No dia 20 de setembro, pelas 9h00 (hora local), a ilha de Santa Maria, na Baía da Maia, nos Açores, recebe uma ação de limpeza costeira no âmbito da iniciativa #EUBeachCleanup / Dia Internacional da Limpeza Costeira e na qual participa a FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho e o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA).

O evento, no qual a FNE e AFIET participam desde 2022, é organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em conjunto com a Fundação Oceano Azul e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e insere-se numa iniciativa mais vasta de ações de limpeza, que decorrem entre os dias 20 setembro e 28 de setembro de 2025.

A FNE e a AFIET pretendem com esta iniciativa demonstrar que o papel do sindicalismo não se limita a negociar e debater alterações laborais e sociais, mas também ajudar a reforçar o papel da Educação e dos seus profissionais (docentes e TAE/não docentes) na defesa do ambiente e na sustentabilidade para o futuro do planeta, através da redução da pegada ambiental.

Este acontecimento reúne, além da FNE e da AFIET, centenas de organizações de todo o país com o objetivo de unir cidadãos, ONG, organizações e entidades para contribuir para a sensibilização sobre a questão do lixo marinho.

A campanha #EUBeachCleanup, promovida pela União Europeia, pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior proteção dos oceanos.

Desde 2019, mais de 160 toneladas de lixo marinho foram recolhidas em Portugal no âmbito desta iniciativa, com o envolvimento de mais de 28 600 voluntários em mais de 880 limpezas.


Mais informação: Ponto de encontro será na Piscina da Maia (36.939764500512844, -25.01411022724279) com transporte cedido pelo município.
]]>
Thu, 18 Sep 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Plataforma para professores deslocados está temporariamente indisponível ]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4422 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4422

O apoio à deslocação foi, este ano, alargado a todos os professores, e o valor foi reforçado nas zonas onde existe carência de docentes. O anúncio foi feito no mês de julho, no entanto, no início do ano letivo, os professores continuam sem se conseguir candidatar ao subsídio, porque a plataforma se encontra "encerrada temporariamente".

A denúncia foi feita à Renascença por Paulo Cubal.

O docente explicou que está deslocado no Agrupamento de Escolas D. Dinis (Lisboa), a cerca de 400 quilómetros de casa.

Acede, diariamente, ao Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE), mas afirma que ainda não teve sucesso.

Sempre que abre a aplicação, o aviso é sempre o mesmo: "Candidatura ao Regime de Apoio Extraordinário à Deslocação encerrada temporariamente."

Ainda não há informações sobre os valores que vão ser atribuídos aos docentes, nem sobre como "vai ser calculada a distância" entre a escola e a residência fiscal. Paulo Cubal relembra que "no ano passado havia uma referência a uma distância em linha reta, mas para este ano não há qualquer indicação.”

Este silêncio está a ser interpretado como "uma brincadeira" para com os professores.

A FNE (Federação Nacional de Educação) avisa: "Anunciar apoios sem consequências não é o caminho”, e o seu secretário-geral "estranha a situação".

Em declarações à Renascença, Pedro Barreiros afirma que "tudo deveria estar preparado e organizado para que todos pudessem beneficiar dos apoios e os sentissem em concreto.”

Não sabendo ainda a razão para a incapacidade de resposta do MECI (Ministério da Educação, Ciência e Inovação), o dirigente sindical apela ao ministro "para que possa, o mais rapidamente possível, fazer com que esta aplicação abra", já que os apoios só são relevantes se puderem ser usufruídos.

Pedro Barreiros avisa também que "anunciar apoios sem consequências não é o caminho”, insistindo que “para além do discurso proferido, importa que haja consequências”.

No ano letivo passado (2024/2025), o apoio à deslocação beneficiou 2.807 professores colocados em 234 escolas sinalizadas com falta de docentes.

Para este ano letivo (2025/2026), o Governo alargou este subsídio a todos os professores colocados a mais de 70 quilómetros de casa, estimando-se que mais de 8 mil beneficiários venham a usufruir da medida.

O apoio varia entre os 150 e os 450 euros. No entanto, no caso dos docentes colocados em escolas inseridas nas áreas geográficas de Quadros de Zona Pedagógica considerados deficitários, o valor varia entre os 165 e os 500 euros.

Fonte: Renascença 

]]>
Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Procura de cursos de professores foi três vezes superior às vagas existentes]]> https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4421 https://sindicatoprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4421 As 305 vagas abertas para cursos de formação de professores, formadores e ciências da educação ficaram preenchidas na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Saúde e Ciências Empresariais são as áreas que mais atraem os jovens.

Os cursos de formação de professores foram procurados como primeira opção por três vezes mais alunos do que as vagas disponibilizadas pelas instituições na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Todas as 305 vagas abertas para cursos de formação de professores, de formadores e de ciências da educação ficaram preenchidas na 2.ª fase do CNAES, cujos resultados foram divulgados este fim-de-semana pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Na semana em que os alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário regressam às aulas e em que a falta de professores volta a ser um dos temas em destaque, a DGES mostra que continua a aumentar a procura por cursos que permitem aos jovens virem a ser docentes.

As instituições de ensino superior abriram nesta 2.º fase 305 vagas, às quais se candidataram 966 estudantes como primeira opção. Os números mostram que ficaram colocados precisamente 305 alunos.

Além das vagas inicialmente abertas podem aparecer novos lugares que pertenciam a alunos colocados na 1.º fase que se candidatam a um novo curso na 2.º fase ou vagas adicionais que são abertas quando há, por exemplo, apenas uma vaga e dois alunos com exatamente a mesma nota. Segundo a DGES, houve 68 vagas de recolocação e sete vagas adicionais. No final, sobraram 75 vagas.

PROCURA A AUMENTAR

Já na 1.ª fase do concurso o número de estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica tinha aumentado 20,3%face ao ano anterior, tendo ficado ocupadas todas as 1.199 vagas disponibilizadas.

A procura por estes cursos tem vindo a aumentar nos últimos tempos, com um crescimento de 64,9% nos últimos três anos, segundo dados do ministério da Educação, que reconhece que continua a ser preciso formar e atrair mais professores.

Em fevereiro deste ano, o Governo anunciou que iria pagar até 2.500 bolsas a estudantes de licenciaturas em Educação Básica assim como de mestrados em Ensino, ficando os alunos obrigados a concorrer a escolas públicas nos três anos seguintes à conclusão do curso.

Olhando para os dados agora divulgados da 2.ª fase do CNAES, continuam a ser as áreas da saúde e de ciências empresariais que mais atraem os jovens: Na área da saúde concorreram em 1.ª opção 2.614 jovens, tendo ficado colocados menos de metade (1.042), assim como houve 2.594 candidatos que colocaram como 1.ª escolha cursos das ciências empresariais, tendo 1.533 conseguido uma vaga.

Também as áreas de Ciências Sociais e de Comportamento foram escolhidas por 2.118 alunos, mas apenas 830 conseguiram lugar no ensino superior nesta 2.ª fase. Nas áreas de "Engenharia e Técnicas Afins" concorreram 1.993, dos quais 1.214 ficaram colocados.




Fonte: https://expresso.pt/sociedade/ensino/2025-09-14-procura-de-cursos-de-professores-foi-tres-vezes-superior-as-vagas-existentes-426a94dc





]]>
Sat, 13 Sep 2025 00:00:00 +0100